Algarve – Do Reino à Região

EXPOSIÇÃO POLINUCLEADA

MIL ANOS DA HISTÓRIA E CULTURA ALGARVIA

 

“Algarve – Do Reino à Região” é uma iniciativa conjunta e pioneira da Rede de Museus do Algarve, onde pela primeira vez, se abordam os últimos mil anos da história e da cultura algarvia, presentes na herança material e espiritual que, desde o Gharb al-Andalus à actualidade, tem vindo a moldar e caracterizar as marcas identitárias deste território, no sul de Portugal.

 Trata-se de uma exposição estruturada em 13 exposições temáticas – decorrendo em simultâneo, articulando-se e complementando-se – distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições sociais, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais (museologia, arqueologia, arquitectura, história, geografia, sociologia, antropologia, etnologia) e as populações dos vários municípios algarvios.

As exposições abriram ao público a partir de Maio de 2010 e algumas prolongaram-se até 2011.

 

AS EXPOSIÇÕES

“Alcoutim, Terra de Fronteira” | Câmara Municipal de Alcoutim

Através de um aprazível percurso pela vila de Alcoutim desvenda-se o seu crescimento urbano, associado à consolidação dos limites do Reino e ao controlo do comércio fluvial, a importância do rio e as suas relações com Sanlúcar do Guadiana.

“Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve” | Câmara Municipal de Castro Marim

Castro Marim, terra de fronteira, implantada numa colina sobranceira à foz do Guadiana, constituiu sempre o principal baluarte defensivo de um Algarve constantemente ameaçado por Mouros e Castelhanos.

“O Reino dos Algarves de Aquém e para Além Mar / Algarbia Cartographica – Leituras e Resenha da Cartografia Regional” | Câmara Municipal de Lagos

Dois núcleos expositivos que retratam o Algarve na sua dimensão histórica e espacial, como local de partida e de chegada. O primeiro enfoca o Algarve como palco da expansão ultramarina, o segundo cartas de grande importância histórica e artística.

“Do Gharb ao Algarve: Uma Sociedade Islâmica no Ocidente” | Câmara Municipal de Silves

Com uma centena de peças se ajuda a contar a história de um território. Do Gharb ao Algarve fala-nos de um tempo passado (sécs. VIII-XIII), mas também das continuidades que ajudam a compreender a região actual.

“Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista” | Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António foi idealizada de raiz de forma a funcionar como “cidade fábrica”, apresenta-se-nos como um exemplo único no panorama português, incomparável a qualquer outra obra da mesma época. É, por excelência, a Cidade do Iluminismo em Portugal.

“Os Descobrimentos Portugueses” | Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão

A mostra evoca os desenvolvimentos que permitiram o sucesso das navegações de descobrimento portuguesas nos séculos XV e XVI, nomeadamente através de três vectores: navios, cartografia e navegação astronómica.

“Os Compromissos Marítimos no Algarve” | Museu da Cidade de Olhão

A exposição propõe um olhar sobre as diferentes dimensões em que operavam os Compromissos Marítimos, associações de mareantes, também conhecidas por Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo, e que tiveram forte impacto nas comunidades onde foram criados.

“Manuel Teixeira Gomes – Entre dois séculos e dois regimes”, “Portimão – Território e Identidade” | Museu de Portimão

Um percurso na viragem do séc. XIX, entre a Monarquia e a I República, sobre a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, e a evolução de Portimão, sua terra natal, na passagem de vila rural e cidade industrial.

“Outras Viagens, Outros Olhares” | Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Venha descobrir outros Algarves, numa viagem através do olhar dos outros! Dos viajantes do séc. XIX, aos testemunhos dos veraneantes de hoje, passando pelos curiosos olhares dos primeiros turistas.

“Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” | Museu do Trajo de S. Brás de Alportel

Numa incursão em ambientes da época, um belo edifício oitocentista recria vivências domésticas, sociais e laborais com pinceladas de etiqueta, educação, religião, música e alguns momentos de interactividade.

“Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico” | Museu Municipal de Faro

A exposição estabelece o século XX como campo de pesquisa, propondo uma releitura da inalienável multiplicidade e radical individualidade que caracteriza o território do Algarve enquanto lugar de reflexão, inspiração e criação.

“Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve” | Museu Municipal de Loulé

A exposição sobre José Mendes Cabeçadas Júnior (1883-1965) mostra o militar, o político e opositor a Salazar. Apresenta também os principais eixos do republicanismo português no Algarve.

“Cidade e Mundos Rurais” | Museu Municipal de Tavira

Tavira e os “mundos rurais, do período islâmico à actualidade, numa perspectiva pluridisciplinar. Os usos do território, arquitecturas, economias, festividades, musicologia,… Plantas, mapas, objectos, filmes, fotos, trechos musicais,…

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 117 outros seguidores

%d bloggers like this: