O que é a Rede de Museus do Algarve
A RMA – Rede de Museus do Algarve é uma estrutura informal constituída por museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português (Museu da Marinha) e privadas (Museu do Trajo de São Brás de Alportel). Inclui também projectos museológicos em constituição os quais pretendem acompanhar, participar e cooperar nas actividades da RMA.
A sua constituição foi precedida de consultas às diversas instituições representativas da região (AMAL, CCDR, RTA, Universidade do Algarve, entre outras) que afirmaram o seu interesse no desenvolvimento de uma rede museológica que promova o património cultural do Algarve e potencie o turismo cultural.
A RMA assenta a sua acção numa “Carta de Princípios” com as seguintes orientações: liberdade de adesão, cooperação em rede, serviço público e ética profissional, informação e comunicação, formação, inovação e programação museológica.
Um grupo de coordenação, anualmente eleito e em rotatividade dos museus, dinamiza as reuniões e os projectos comuns. A entrada de novos museus é livre e implica a aceitação da “Carta de Princípios” pela tutela e presença de responsável técnico.
A RMA pretende desenvolver projectos de cooperação entre os museus e promover acções das quais resultem maior eficácia e economia de meios, através da partilha equilibrada e objectivada dos recursos disponíveis.