RMA-PCI

O grupo de trabalho do Património Cultural Imaterial (Grupo do PCI) foi criado em 2010 para dar resposta a uma área que se vinha autonomizando nos museus, o PCI. Na altura foi realizado um inquérito aos profissionais dos museus da rede, para perceber as dificuldades e necessidades sentidas por estes ao nível do PCI. A maioria das respostas centrou-se na necessidade de formação ao nível do inventário e nas normas e metodologias de registo e documentação e posterior tratamento de dados e organização de fundos documentais.

O Grupo do PCI tem, assim, pautado a sua actuação pelos seguintes objectivos:

  • Formação para os profissionais dos Museus;
  • Desenvolvimento de instrumentos documentais;
  • Contribuir para o inventário e divulgação de manifestações de PCI no Algarve.

Ao nível da formação teórica, realizaram-se várias acções que pretenderam colmatar as necessidades sentidas pelos profissionais de museus, designadamente formação em inventário de PCI e metodologias e práticas de trabalho no terreno.

Em finais de 2014 o Grupo do PCI iniciou uma série de saídas de campo com o objectivo de desenvolver competências no âmbito da recolha do PCI. Realizou assim neste último ano três acções de formação no terreno, que incidiram sobre as temáticas do trabalho do esparto e da abegoaria, visando também registar saberes que se perdem à medida que morrem os seus últimos mestres.

Paralelamente, e com o objectivo de contribuir para o inventário e divulgação de manifestações de PCI no Algarve, o Grupo PCI desenvolveu uma Ficha de registo das manifestações de PCI no Algarve, adaptada da Ficha de inventário do PCI aprovada pela portaria nº 196/2010, de 9 de Abril. A ideia é dispor de um documento mais simples, de fácil preenchimento, que permita aos profissionais de museus, o registo de uma manifestação de PCI no Algarve e sua publicação no blog da RMA.

rma-pci

Anúncios
  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 127 outros seguidores

%d bloggers like this: