Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão

Museu Marítimo Ramalho Ortigão

 

 

Museu Marítimo “Almirante Ramalho Ortigão”, actualmente sediado na Capitania do Porto de Faro desde 1962, foi organizado a partir do acervo do suprimido Museu Industrial Marítimo, ligado à extinta Escola Industrial Pedro Nunes.

Criado por despacho de 4 de Janeiro de 1889, a sua colecção formou-se a partir de objectos e modelos mandados construir a título particular pelo oficial da Armada, António Artur Baldaque da Silva. Posteriormente, por proposta do Inspector Fonseca Benevides, essa colecção foi adquirida pelo Governo, tendo a mesma aumentado gradualmente nos anos seguintes. Destaca-se o precioso contributo do então comandante Ramalho Ortigão, no acautelamento, reorganização e instalação do Museu no edifício actual, proporcionando assim à cidade de Faro uma importante obra sob o ponto de vista científico e histórico.

Passando por vários locais, pensando-se inclusive em transferi-lo para o Museu de Marinha em Lisboa no ano de 1929, o Museu Marítimo exibe presentemente uma colecção etnográfica sobre a actividade marítima e a pesca algarvia. Possui 3 salas distintas – Baldaque da Silva, Lyster Franco, Manuel Bívar – onde se encontram expostos navios de pesca e outras embarcações, aparelhos e utensílios de pesca, instrumentos, aparelhos e material de bordo, entre outros. Integra também uma biblioteca com bibliografia em variadas áreas científicas.


CONTACTOS
Rua Comunidade Lusíada 8000 – 253 Faro
telf.: + 351 289 894 990 | fax: + 351 289 894 997  | museu.ramalho.ortigao@marinha.pt

 
HORÁRIO
Das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00

 
INGRESSO
Bilhete normal 1,00 €.
Isenções a menores de 6 anos, grupos escolares, guias-intérpretes, portadores de cartão do ICOM e ICMM, Grupo de Amigos do Museu de Marinha, membros da AORN, militares dos três ramos das Forças Armadas, pessoal militarizado e civil da Marinha, militares de Marinhas estrangeiras e familiares de militares, militarizados e pessoal civil da Marinha.

 
TUTELA
Museu de Marinha

 
DIRECTOR / RESPONSÁVEL TÉCNICO
Comandante Costa Canas (director do Museu de Marinha)

 
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS AO PÚBLICO
Biblioteca sobre a temática
Comments
2 Responses to “Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] a bela paisagem dos barcos alí ancorados e, se for de seu interesse, aproveite para conhecer oMuseu Maritmo, que foi fundado em 1931 e guarda importantes peças de pesca da […]

  2. […] a bela paisagem dos barcos alí ancorados e, se for de seu interesse, aproveite para conhecer o Museu Maritmo, que foi fundado em 1931 e guarda importantes peças de pesca da […]



  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 121 outros seguidores

%d bloggers like this: