5ªs JORNADAS DA REDE DE MUSEUS DO ALGARVE – Que definição e ação para os museus e as suas redes

“Que Definição e Ação para os Museus e suas Redes?”, será o tema das 5asJornadas da RMA-Rede de Museus do Algarve, a realizar presencialmente noAuditório da Biblioteca Municipal de Olhão, no dia 25 de novembro, tendo porbase os seguintes objetivos:

  1. Refletir sobre a nova definição de Museu, aprovada na Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Internacional de Museus (ICOM), em Praga, no dia 24 de agosto de 2022, o seu impacte nas atuais e futuras ações dos museus, enquanto lugares dinâmicos, histórica e socialmente relevantes e estruturas insubstituíveis do conhecimento, salvaguarda e valorização do património cultural e natural.
  2. Promover um debate sobre os desafios que se colocam à missão e funções dos museus, aos seus profissionais e à diversidade das suas Redes Temáticas e Territoriais, no sentido de proporcionar formas de desenvolvimento de uma maior e mais efetiva estratégia de proximidade e inclusão das suas comunidades, em projetos de parceria e cooperação.
  3. Contribuir para clarificar qual deverá ser o papel das diferentes Redes de Museus (nacionais, regionais e locais), assim como o mais adequado posicionamento dos museus e das instituições ligadas ao património cultural
    e natural, como membros ativos e essenciais ao serviço dessa realidade potenciadora de uma forte interatividade e dimensão social.
    Esta quinta edição das Jornadas RMA reúne vários especialistas e responsáveis de várias instituições, associações museológicas (ICOM Portugal e APOM) e Redes de Museus regionais portuguesas do Douro, Médio Tejo, Algarve e da vizinha Andaluzia para, de acordo com o programa desta iniciativa, promover uma discussão sobre o papel dos museus e das suas funções bem como, as melhores formas de trabalho e operacionalidade das suas redes geográficas e temáticas.
    A ENTRADA NESTAS 5as JORNADAS RMA É LIVRE E GRATUITA,MAS SUJEITA A INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA, ATÉ AO DIA 21 DE NOVEMBRO. Pode fazê-lo aqui através deste link: Inscrições

Advertisement

Os comentários estão fechados.

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 174 outros subscritores
%d bloggers gostam disto: