Visita do grupo de trabalho da RMA-Arq. a dois projetos de reabilitação urbana em Portimão

Na sequência da última reunião do grupo de trabalho da RMA-Arq., que teve lugar no passado dia 3 de julho de 2018, em Portimão, alguns elementos daquele grupo tiveram a oportunidade de visitar e conhecer dois projetos de reabilitação urbana em Portimão, sendo acompanhados e orientados pela anfitriã, Vera Freitas.

Visitou-se o «Edifício Mabor», localizado na zona ribeirinha daquela cidade, onde foi intervencionado um complexo industrial de preparados de peixe de época romana, bem como vestígios relativos à ocupação de época moderna de Vila Nova de Portimão. Nos espaços públicos do edifício encontram-se preservados in situ dois troços da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, e duas cetarias relativas á ocupação da época romana.

Visitou-se também o «Hostel Cultural», localizado na Rua Dr. Ernesto Cabrita, nº 19 a 33, em Portimão, o qual incorpora um troço da muralha tardo-medieval (séculos XV/XVI) de Vila Nova de Portimão na sua parede tardoz, incluindo o caminho de ronda desta estrutura defensiva. Este local foi também alvo de intervenção arqueológica, tendo a muralha, imóvel classificado como de Interesse Público (Decreto-Lei nº 45/93, de 30 de setembro), sido alvo de trabalhos de conservação e incorporada no projeto, valorizando-o e permitindo aos utentes dos espaços usufruir destes valiosos testemunhos da evolução da cidade de Portimão.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 140 outros seguidores

%d bloggers like this: