Exposição “OLARIA EM SANTA RITA. Objectos, usos e memórias”

poster-expo-olariaAbriu ao público no dia 11 de Setembro a exposição “OLARIA EM SANTA RITA. Objectos, usos e memórias”, onde se reúnem peças produzidas nas olarias de Santa Rita e memórias dos seus usos.

Quão antiga é a tradição oleira em Santa Rita? Até quando se manteve viva? Quem foram os últimos oleiros? De onde vinham as argilas? Quais as etapas do processo produtivo (preparação da pasta, trabalho na roda, secagem, cozedura)? Como e onde eram comercializadas? Que resposta davam às necessidades das populações (preparar alimentos, cozinhar, transportar e armazenar água)? O que lhes acontecia quando se partiam?

Nesta exposição poderá visualizar um conjunto de peças representativo da produção oleira de Santa Rita. Alguidares, panelas, potes, defumadores produzidos na última olaria da aldeia (cedidas por habitantes locais) contarão os seus usos, tipo de fabrico, memórias e algumas curiosidades.

 

A exposição estará patente até 30 de Outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h00 – 13h00 e 14h00 –17h00.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 121 outros seguidores

%d bloggers like this: