CIIP Cacela – Passos Contados –

TRADIÇÕES LIGADAS AO PASTOREIO E À CABRA ALGARVIA

Com o pastor Chico Gonçalves e Margarida Correia

5 Junho (Domingo)

Ponto de encontro: 9.30 em Santa Rita

 

Francisco Gonçalves, Mestre Chico, como é conhecido na aldeia, nasceu na Junqueira em 1950 e vive em Santa Rita. Filho de um pastor, começou a trabalhar com o seu rebanho há uns 30 anos. Tem ovelhas e cabras, que conhece pelo nome, e todos os dias, depois da ordenha, leva o rebanho a pastar nos campos em redor da aldeia. Conhece bem os caminhos para o gado e sabe por onde passava a antiga canada. Faz-se sempre acompanhar pelo seu cão, e não se separa nem do cajado, nem da funda que manuseia com mestria para evitar que o rebanho tresmalhe.

Vamos seguir os seus passos durante uma amanhã enquanto, na companhia de Margarida Correia, profunda conhecedora da caprinicultura na Serra do Caldeirão, conversamos sobre antigas tradições ligadas ao pastoreio e à cabra algarvia (as antigas canadas, os pastos, a reprodução dos animais, a ordenha e o fabrico de queijo, a tosquia, a previsão do tempo,…) e reflectimos sobre a actividade no presente.

 

Maria Margarida Renda Correia (n. 1969), natural de Querença (Loulé)

Formada em Educação Social, pela Escola Superior de Educação do Algarve, 2008. Técnica da Associação In Loco de 1992 a 2013. Técnica no projeto em Torno da Cabra Algarvia, centrado na valorização da caprinicultura regional, promovido pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve em parceria com a Associação In Loco, entre 1997 e 2000. Apaixonada pelo trabalho de desenvolvimento e promoção do Mundo Rural, dos seus hábitos, costumes, saberes e produtos. Atualmente, desde Outubro de 2013, presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

 

Informações

Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), ou em Vila Real de Santo António, consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

 

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto e remetendo a ficha de inscrição em anexo.

Valor de inscrição – 3€.

 

Organização

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

SONY DSC

SONY DSC

Ficha de inscrição Passos Contados_2016

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 121 outros seguidores

%d bloggers like this: