A arte das Alegrias – Exposição de bonecas de trapo

Poster-BONECAS-DAS-ALEGRIAS

Está patente no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, em Santa Rita, na antiga escola primária a exposição de bonecas de trapo “A ARTE DAS ALEGRIAS”.

Feitas de trapos, lã, paus, barro, flores, as bonecas são intemporais, comuns a todas as geografias. Servem para trazer ao colo, para acarinhar, para vestir e despir, para imitar as coisas que as mães fazem. Servem hoje também para lembrar como era na infância, como se brincava com pouco aproveitando o que havia à mão…

Antes da era industrial, as bonecas eram feitas pelas mães, avós e tias que, com trapos velhos e imaginação, faziam as delícias das crianças. Hoje, vai-se à loja e compra-se uma. Recriar estes fazeres antigos, e construir uma boneca de trapos, foi o desafio lançado no início deste ano à comunidade próxima e a todos aqueles que, mesmo de mais longe, se quiseram lançar nesta aventura.

Viajaram até Santa Rita dezenas de bonecas, umas acabadas de fazer, outras tiradas dos baús, e também algumas das que já haviam sido expostas há 10 anos em Cacela Velha, mas todas saídas de mãos que, repetindo gestos antigos, se deixaram contagiar pelo imenso entusiasmo de criar algo de novo numa verdadeira arte das alegrias……

 A exposição estará patente no CIIPC, Santa Rita até 30 de Agosto de 2016 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira no seguinte horário: 9h00 -13h00 e 14h00 – 17h00 (Maio e Junho) e 9h00 – 15h00 (Julho e Agosto).

Informações

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. / Fax: 281 952600

ciipcacela@gmail.com

http://ciipcacela.wordpress.com/

Advertisements

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 117 outros seguidores

%d bloggers like this: