Oficina criativa “Platibandas algarvias” em Cacela

cartaz oficina platibandas (1)

Com diferentes expressões dentro da própria região, resultado da relação das populações com o território, a arquitectura popular algarvia apresenta uma originalidade muito própria. A platibanda decorada é, a par da chaminé, um dos seus elementos mais singulares.

 

Sabe o que são as platibandas?

A platibanda é um elemento horizontal de remate da parte superior da casa. A sua principal função é permitir o escoamento da água das chuvas, recolhidas pelas açoteias. Mas no Algarve alia o utilitário ao belo.

 

Porque são elementos singulares e identificadores da arquitectura no Algarve?

As platibandas aparecem num período de prosperidade económica na região (finais do século XIX e inícios do século XX), imprimindo às fachadas das casas de taipa ou alvenaria um cunho muito próprio. São uma forma original e expressiva de ornamentação e embelezamento da casa, que para lá da função, exibe as novas possibilidades económicas do seu proprietário, bem como as suas capacidades inventivas.

Revelam uma relação feliz entre a forma, as cores (amarelo ocre, azul cobalto, almagre ou verde) e os motivos representados (rendilhados, floreados, relevos, geométricos, figurativos).

 

O que vamos fazer nesta oficina?

A partir da exposição fotográfica “Para além do branco” de Filipe da Palma patente no CIIPC, vamos conhecer a arquitectura popular algarvia e as platibandas decoradas com os seus ricos e coloridos motivos. Na oficina, com a orientação da jovem artista Joana Bandeira, vamos criar uma
​platibanda, pintá-la sobre madeira, e levar para casa um bocado do nosso Algarve.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 121 outros seguidores

%d bloggers like this: