“Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve” no Museu Municipal de Tavira

pioneiros

“Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve” é uma exposição itinerante produzida conjuntamente por dez instituições pertencentes à Rede de Museus do Algarve. A exposição ficará patente no Núcleo Islâmico até dia 14 de fevereiro, altura em que seguirá para São Brás de Alportel.

Depois da exposição “Algarve- Do Reino à Região”, os museus algarvios voltam a unir-se, desta vez em torno do projeto comum “Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve”, o qual incide sobre personalidades algarvias que, desde os finais do século XVIII até ao século XX, procuraram esclarecer e fundamentar os contornos da identidade do país, através do estudo da história e da cultura popular, designadamente na região algarvia.

Em Tavira, destaca-se o contributo dos pioneiros José Sande Vasconcelos e Estácio da Veiga, para o desenvolvimento do conhecimento científico. O primeiro foi um engenheiro militar, tendo-se notabilizado pela sua incansável atividade docente e de projeto e, sobretudo, pela sua extraordinária produção cartográfica referente ao Algarve. Estácio da Veiga formou-se em Engenharia de Minas, publicou obras em diversos domínios científicos, assumindo particular relevo a Carta Archeologica do Algarve e as Antiguidades Monumentaes do Algarve. A este último investigador se deve a identificação da antiga povoação romana de Balsa, trabalhos em Milreu e em Mértola, entre outros.

Para mais informações visite a página do Museu Municipal de Tavira em http://museumunicipaldetavira.tavira.pt/

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 129 outros seguidores

%d bloggers like this: