Ciclo de “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica” no Museu Municipal de Tavira: passeio “Pelos caminhos da ovelha churra algarvia”

No âmbito do ciclo Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica, realiza-se, no próximo dia 09, pelas 09h30, na zona da Asseca, em Tavira, o passeio “Pelos caminhos da ovelha churra algarvia”, sob a orientação de Aníbal Neto (criador).

O encontro visa dar a conhecer os saberes e as práticas relacionadas com a criação de gado e a pastorícia na atualidade: a transumância, as rotinas diárias de um rebanho, os caminhos que percorrem, os animais que os acompanham (o cão), os sons de chamada, entre outras curiosidades. A ovelha churra algarvia, variedade autóctone em vias de extinção, é o tema central do passeio, durante o qual é possível observar o animal de temperamento vivo, resistente, com capacidade para percorrer grandes distâncias. 

Frei João de São José, prior no Convento de Nossa Senhora da Graça, em Tavira, dá uma imagem muito vivida da criação de gado e do pastoreio, no século XVI, na serra algarvia: “Estão continuamente estas serras acompanhadas de grandes manadas de vacas, fermosos fatos de cabras, muitas varas de porcos, com seus pastores e rafeiros, tudo o qual dá grande alegria aos caminheiros e os recreia com leite e queijo, se o tempo lho dá a eles. […]  Destas serras se passa infinito gado pera Castela, atravessando o rio Guadiana pera Alcoutim posto que os Reis de Portugal tem defeso isto com grandes penas”.

A inscrição na ação é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305).

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 129 outros seguidores