Museu Municipal de Faro acolhe prelecção sobre a Arquitectura Manuelina Algarvia

Palestra_arquitetura_manuelina_algarvia

A conferência é conduzida pelo professor e historiador Manuel Castelo Ramos. Serão abordados alguns aspetos da evolução do gótico final algarvio, designadamente os pormenores decorativos presentes sobretudo nos vãos da arquitetura religiosa da segunda metade do séc. XV aos inícios do séc. XVI, e a sua transição para um formulário de inspiração renascentista. Esta viagem por alguns exemplos mais significativos permitirá destacar algumas das características muito próprias do manuelino algarvio e dos seus mestres canteiros, sobre os quais se sabe ainda tão pouco. Hoje, no Museu Municipal!

Nota Curricular:

Manuel Francisco Castelo Ramos é formado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa desde 1982 e mestre em História de Arte, após a apresentação em 1986, na Universidade Nova de Lisboa, da sua tese final com o título “Vãos arquitetónicos do tardo-gótico algarvio”. Sobre este assunto publicou alguns trabalhos, dispersos por revistas ou atas de congressos.

É docente de História e coordenador do Departamento de Ciências Sociais e Humanas no Agrupamento de Escolas de Silves.

Nesta cidade algarvia integrou a equipa que fundou o Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês, do qual foi diretor até ao seu atual encerramento.

Advertisements

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 117 outros seguidores

%d bloggers like this: