PIONEIROS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ALGARVE – Projecto conjunto da Rede de Museus do Algarve: novas exposições e publicações on-line previstas para 2013

O projecto “Pioneiros do conhecimento científico no Algarve” continua em 20013 a juntar os Museus do Algarve em torno de iniciativas de investigação, exposição e divulgação sobre figuras com legados relevantes para o conhecimento científico sobre o Algarve, e sobre as representações da região nos discursos da etnografia, arqueologia, história local e turismo.

Para 2013 são esperadas exposições, em alguns casos itinerantes, explorando complementaridades entre museus próximos, em torno de figuras como José Leite Vasconcelos, Estácio da Veiga, Santos Rocha, José Formosinho, Pe. Nunes da Glória, Ataíde de Oliveira e João Grade Cabrita Santos (Museus de Portimão, Albufeira, Silves, Loulé e Município de Lagoa); Sande Vasconcelos e Estácio da Veiga (Museu de Tavira); e Padre Manuel Madeira Clemente (Município de Vila do Bispo).

 Para além da componente expositiva é esperada a publicação on-line, em https://museusdoalgarve.wordpress.com/projectos/pioneiros-do-conhecimento-cientifico/artigos/ , de artigos em torno de figuras e temas ligados ao projecto. O Município de Vila Real de Santo António publicará dois textos sobre os usos do popular e os estudos dos primeiros etnógrafos nos discursos de identidade do Algarve ao longo do séc. XX. Está já pronto “O Algarve e o turismo da região na «Revista de Turismo» (1916-1924)” – uma análise ao olhar produzido sobre a região algarvia na primeira publicação periódica nacional a dedicar-se exclusivamente ao tema do turismo – e ficará disponível ao longo deste primeiro semestre “Representações do popular no postal ilustrado do Algarve”. O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira tem também já disponível para consulta um artigo sobre o Padre José Manuel Semedo Azevedo (n. Lagoa, 1907 – m. Albufeira, 1968), a quem se deve, fruto do seu gosto pela arqueologia, a constituição da primeira coleção do concelho, que ainda hoje integra parte significativa da exposição permanente do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.

Fica o convite para a visita às exposições nos Museus do Algarve, já abertas e que irão abrir ao longo do ano, e para a leitura dos textos no site da RMA. Exposições e textos pretendem ser um contributo para o aprofundamento da história recente do Algarve e para o conhecimento das primeiras aproximações das ciências sociais e humanas à região, determinantes na definição de discursos identitários e representações da cultura popular que ainda hoje prevalecem.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 127 outros seguidores

%d bloggers like this: