PIONEIROS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ALGARVE. Projecto conjunto da Rede de Museus do Algarve deu já origem a três exposições em 2012

Depois de “Algarve – Do Reino à Região” os Museus do Algarve voltaram-se a unir em torno de um projecto comum “Pioneiros do conhecimento científico no Algarve” que, entre 2012 e 2013, dará origem a exposições e publicações on-line. O projecto incide sobre a geração de intelectuais que, entre o último quartel do séc. XIX e a implantação da Republica, procuraram através do estudo da cultura popular esclarecer e fundamentar os contornos da identidade do país. Pretende-se proceder à identificação e estudo dos protagonistas implicados no conhecimento da região (percursos biográficos, obras, colecções); e à investigação sobre representações do Algarve e dos seus municípios, nos discursos da etnografia, arqueologia, história local e turismo.

Em 2012, em três museus abriram já exposições sobre figuras com legados relevantes para o conhecimento científico sobre o Algarve, em áreas como a etnografia, museologia e ciências do mar.

Esteve aberta ao público, entre Junho e Novembro de 2012 no Núcleo Museológico de Alportel, “Olhares” exposição evocativa da personalidade de Manuel Francisco do Estanco Louro, com investigação e projecto museográfico do Museu do Trajo de São Brás de Alportel. Nascido na monarquia, Manuel Francisco do Estanco Louro (n. Alportel, 1890 – m. Barranco do Velho, 1953) abraçou o ideal republicano, que norteou toda a sua vida. Na obra monumental que é O Livro do Alportel (1929 foi o ano da 1ª edição conjunta dos cinco livros que o compõem sobre geografia, história, vida económica, vida mental e vida social), Estanco Louro revela-se um etnógrafo de exceção sem paralelo nas monografias locais anteriores e uma referência para as posteriores. Aí se mostra um regionalista avant la lettre com perfeita noção dos verdadeiros interesses da Região.

“Olhares”. Exposição evocativa da personalidade de Manuel Francisco do Estanco Louro

Em Setembro abriu no Museu Regional de Faro a exposição “50 Anos do Museu Regional do Algarve: Carlos Porfírio e Hélder de Azevedo, os Artistas-Etnógrafos”. Para celebrar os 50 anos da instituição pioneira no estudo, recolha e divulgação da Etnografia Algarvia, o Museu Regional (fundado em 1962) apresenta uma exposição comemorativa e evocativa de duas personalidades Farenses: Carlos Porfírio (1895-1970), pintor e primeiro conservador do museu, e o fotógrafo Hélder de Azevedo (1922-2001) que, na sua árdua tarefa de recolha de imagens e objetos que retratam o modo de vida Algarvio, estiveram na origem de um conjunto expositivo representativo do património imaterial da Região. A exposição pode ser visitada até 30 Agosto 2013.

50 Anos do Museu Regional do Algarve: Carlos Porfírio e Hélder de Azevedo, os Artistas-Etnógrafos

50 Anos do Museu Regional do Algarve: Carlos Porfírio e Hélder de Azevedo, os Artistas-Etnógrafos

Em Dezembro abriu no Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão a exposição “Comandante Baldaque da Silva. Um Contributo para as Ciências do Mar” que estará patente até 31 de Março de 2013. Baldaque da Silva (1853-1915) distinguiu-se em diversos trabalhos de hidrografia, oceanografia, estudos e trabalhos portuários, biologia marítima, pescas, tendo publicado, entre outras obras o “Estado actual das pescas em Portugal”, em 1891. Detentor de uma invulgar capacidade de trabalho de campo, qualidades de sistematização, bem como de um fácil relacionamento com as comunidades piscatórias das localidades costeiras, revelou um espírito etnográfico próximo de contemporâneos seus como Leite Vasconcelos ou Rocha Peixoto. É no seu trabalho sobre as comunidades, ao longo da costa portuguesa, que revela a dimensão humana das suas pesquisas, e se expõe como investigador também atento às questões sociais.
Fica o convite para a visita às exposições no Museu Regional de Faro e no Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, também em Faro. Para 2013 são esperadas novas exposições e publicações on-line no site da RMA.

Comandante Baldaque da Silva. Um Contributo para as Ciências do Mar

Comandante Baldaque da Silva. Um Contributo para as Ciências do Mar

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 129 outros seguidores

%d bloggers like this: