“Olhares” sobre Estanco Louro no Centro Museológico do Alportel

Numa das salas do Núcleo Museológico do Alportel, estará patente até ao próximo mês de Novembro, a exposição “Olhares”. Pretendeu-se através da museografia, recorrendo aos escassos testemunhos materiais de que dispomos oferecer às comunidades do Barranco do Velho, do Alportel e de São Brás de Alportel, assim como a todos os visitante, OLHARES diversos sobre a personalidade e percurso de vida de Estanco Louro nesta revisitação ao seu local de nascimento e de afetos nunca esquecidos, ainda quando as obrigações profissionais e outros deveres o obrigavam a permanecer longe fisicamente da terra e da serra que amava.

Os textos e os meios audiovisuais são instrumentos que ajudarão à compreensão das imagens paradas e dos conteúdos das vitrinas, recursos museais que, no seu conjunto, desejamos motivadores de conhecimentos e de emoções positivas, numa justa homenagem ao Homem vertical, humanista e Senhor de múltiplos saberes que foi o cidadão Sãobrasense que agora nos Revisita.

Manuel Francisco do Estanco Louro

Homem de corpo inteiro, nascido na monarquia, abraçou o ideal republicano, que norteou toda a sua vida.

Pedagogo por excelência, não só se destacou na função docente como criou manuais que, ajudaram professores e alunos a pôr em prática o que na teoria defendia.

Dele se disse e escreveu: Estanco Louro pertence a uma geração de professores liceais que procurou criar bases de uma pedagogia moderna através do esforço docente, mas também da produção de manuais escolares e de textos didáticos.

Na obra monumental que é O Livro do Alportel revela-se Estanco Louro um etnógrafo de exceção sem paralelo nas monografias locais anteriores e como uma referência para as posteriores. Por outro lado, aí se mostra um regionalista avant la lettre com perfeita noção dos verdadeiros interesses da Região.

Esta exposição está integrada no Projeto “Pioneiros do Conhecimento Científico” – uma iniciativa da Rede de Museus do Algarve.

O Núcleo Museológico do Alportel está aberto diariamente, de terça-feiras a domingos, entre as 14 e as 18 hrs.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 129 outros seguidores

%d bloggers like this: