Formação “Design de exposições/ Comunicação nas exposições”

Sessão de Formação da RMA (Maio de 2011)

Com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e integrado no plano de formação da RMA, decorreu nos dias 13 e 14 de Maio, uma ação de formação em “Design de exposições/Comunicação nas exposições”. O formador foi Filipe Trigo, que trabalha no Metropolitano de Lisboa onde é actualmente responsável pelo Departamento de Design. É também docente em várias universidades na disciplina de Design de Comunicação.

Esta formação pretendia aumentar o conhecimento na área de design/comunicação e cultura visual, assim como dotar os profissionais dos museus das competências necessárias para formulação de um projecto expositivo. Como objectivo último, pretendia analisar criticamente soluções propostas em função dos objectivos a atingir pelo museu em termos de comunicação e interacção com os cidadãos visitantes dos espaços culturais.

 A formação esteve dividida pelos seguintes pontos chave: Produção de uma exposição, Projecto de comunicação, Escala humana, Espaço e tempo, Tipografia, Cor e imagem e Técnicas de Reprodução.

As sessões permitiram aos formandos, por um lado, questionar algumas práticas que aparentemente são do senso comum para o profissionais da área mas que são problemáticas para os visitantes  e, por outro, conceptualizar e planificar uma exposição para que tenha em conta os visitantes e as suas diferentes relações e sinergias, com vista à partilha de conhecimento, experiências, tradições e emoções. 

Anúncios

Os comentários estão fechados.

  • Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.

    Junte-se a 121 outros seguidores

%d bloggers like this: